A Rnest - Refinaria do Nordeste, ou Refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca (região metropolitana de Recife) em Pernambuco, será a primeira refinaria de petróleo interamente construída com tecnologia nacional. A Petrobras considera que essa refinaria será a mais moderna já construída em território nacional, pois será a primeira adaptada a processar 100% de petróleo pesado com o mínimo de impactos ambientais e produzir combustíveis com teor de enxofre menor do que o exigido pelos padrões internacionais mais rígidos, de 10 ppm de enxofre.
Durante muito tempo se discutiu qual seria a melhor localização para a refinaria. Dentre os vários Estados do Nordeste que se apresentaram como candidatos para sediar a refinaria, o estado escolhido acabou sendo o de Pernambuco. A Petrobras decidiu instalar 3 refinarias no Nordeste, sendo uma no Maranhão, uma no Ceará e a maior em Pernambuco. Os principais motivos que levaram a Petrobras a escolher o Estado de Pernambuco para implementar a sua nova refinaria foram:
- Boa infra-estrutura portuária (Porto de SUAPE);
- Zona industrial já estruturada;
- Disponibilidade de mão-de-obra qualificada no local;
- Pernambuco é o segundo maior mercado consumidor de derivados do NE (Nordeste);
- O estado está localizado a distância semelhante dos outros dois maiores mercados consumidores do NE (Nordeste);
- Compromisso do Estado com outros itens relacionados à infra-estrutura;
A construção da refinaria
As primeiras obras relacionadas ao projeto de construção da refinaria tiveram início em 2007. A fase inicial das obras de terraplanagem e a construção da casa de força já foram completadas e a previsão é de que até 2011 estejam concluídas todas as obras e tenha início seu funcionamento.
Para fortalecer sua política de gestão social a Petrobras está priorizando também a contratação de fornecedores locais para a Refinaria Abreu e Lima. Para a primeira fase da obra, a terraplanagem, foram contratadas 2.800 pessoas, sendo que 95% dos trabalhadores foram arregimentados no próprio estado de Pernambuco – uma das premissas do empreendimento. As chuvas normalmente intensas nesta região (1.500 mm/ano), provocaram alagamentos em todo o Estado e atrasos no cronograma desta etapa das obras.
Ainda em 2009 foi iniciada a construção civil dos prédios administrativos e de suporte da Refinaria, incluindo a construção da Casa de Força, concluída em junho de 2009, com potência total instalada de 150 MW, que suprirá as grandes necessidades de energia da refinaria.
OBS: Pessoal eu estava pesquisando sobre o assunto e encontrei que O diretor de Abastecimento da Petrobras chamado Paulo Roberto Costa, disse que a Refinaria Abreu e Lima deverá ter um atraso de um ano e um mês no início de suas operações, devido às renegociações de contratos que permitiram reduzir o valor final das encomendas junto aos fornecedores de equipamentos. Agora, a nova data para o início das operações é abril de 2012.
Para quem quiser o video com todo o assunto da Refinaria de Abreu e Lima, é só deixar um comentário com o seu email, pois enviarei, ou se quiserem, procurem sobre o assunto pois tem muiiiito mais do que postei.
Um Grande Beijo.
Olá Roberta,
ResponderExcluirGostei muito dos comentário postados no seu blog, inclusive os da Refinaria. Gostaria que se possível fosse vc enviar para o meu email o vídeo ao qual vc faz referências da referida refinaria.
Sou profissional de Segurança do Trabalho e estudante de Engenharia Ambiental e também fiz parte do projeto de construção da Refinaria Abreu e Lima logo no seu início, quando na oportunidade construimos um ramal para a Termopernambuco pela empresa GDK.
Meu email é o seguinte.
jose.santos@gdksa.com
josesantos.66@hotmail.com
Oi Roberta, estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre a Refinaria, gostaria muito de receber o vídeo, acredito que isto engrandecerá o meu trabalho. Desde já agradeço pelas informações.
ResponderExcluirAtt.
Andréa
P.S.- email: andrea.angelico70@gmail.com